Lâmpadas automotivas

Iluminação de veículos de passageiros

A Injepeças sabe que para conduzir o seu veículo a noite é necessário ter uma iluminação de confiança. E num veículo é essencial para uma viagem segura. As soluções de iluminação modernas fornecem uma área de condução iluminada otimamente e permitem um reconhecimento ainda mais rápido de sinais, obstáculos e perigos.

Valores de brilho melhorados também melhoram sua experiência de condução. É mais suave aos seus olhos, o risco de fadiga é reduzido e cada destino pode ser atingido em segurança.

As lâmpadas de uso automotivo podem ter diversas potências e tamanhos, além de configurações dependendo da sua utilização. Por exemplo, as lâmpadas usadas nos faróis possuem filamentos duplos que permitem que elas operem com duas potências, conforme a quantidade de luz desejada.

Estas lâmpadas podem ter potências que vão de 20 a 40 W o que significa uma corrente que supera os 3A numa fiação de 12 V.

As lâmpadas que iluminam o interior, lanternas e outras aplicações são de consumo menor, normalmente exigindo correntes na faixa de 200 mA a 500 mA.

O teste destas lâmpadas é muito simples podendo ser realizado basicamente de quatro maneiras:

– A primeira é a simples inspeção visual que nos permite ver quando o filamento está interrompido;

– A segunda é alimentando a lâmpada com 12 V a tensão para a qual ela foi especificada e verificando se acende;

– A terceira é com um provador de continuidade;

– A quarta com um multímetro comum.

Os testes devem ser feito principalmente por um especialista.

Ao usar uma lâmpada numa aplicação automotiva o profissional deve estar atento às suas especificações de corrente e tensão ou de potência. 

Tipos de Lâmpadas

Halogenas

As lâmpadas halogenas OSRAM são a solução perfeita para aplicações de iluminação de veículos de passageiros. Fornecem imediatamente 100% de luz, oferecem a melhor qualidade de luz com reprodução de cor perfeita e, graças à sua longa vida útil, são consideradas tecnologia confiável e econômica.

Como exemplo tem:

OSRAM ORIGINAL LINE 64193

 Lampada_-injepecas-OSR64193

Como o nome indica, estas lâmpadas halogenas são uma solução de iluminação particularmente desejável para entusiastas de condução orientados para o design. Sua luz faz cada viagem consideravelmente mais agradável, criando uma aparência impressionante.

Benefícios do produto e Áreas de aplicação

– Aparência elegante

– Até 20 % mais luz (comparada com as lâmpadas halogenas comuns)

– Luz branca azulada para uma aparência de xenônio;

– Utilizado em farol. 

LED

A primeira coisa que precisamos saber é o que significa LED. Light Emiting Diode (Diodo emissor de luz – Led) – como seu nome já diz – é um diodo, ou seja, um semicondutor em estado sólido que converte energia elétrica diretamente em luz. Ele não veio com o objetivo de fazer substituição de lâmpadas, mas para ser mais uma opção de fonte de luz em diversas aplicações. Os LEDs começam a ser utilizados cada vez mais em aplicações automotivas. E como exemplo tem a:

LED RETROFIT – LAMPLED

Lampada LED
Lampada LED

A OSRAM desenvolve um produto que proporciona uma luz homogênea, que não deixa perceptível os pontos dos diodos emissores de luz, e oferece maior segurança a pedestres e demais motoristas.

A melhor lâmpada de LED está disponível nos modelos W5W, C5W, T4W e WY5W com aparência da luz homogênea, sem os pontos de luz, proporcionando um excelente efeito visual. 

Dados técnicos:

– A tonalidade de cor é de até 6000K, branco intenso;

-Adequado a veículos que possuem grade frontal

-Baixo consumo de energia (15 w o conjunto)

– P69K – proteção resistente a duchas automáticas

– Mesma base das lâmpadas Standard W5W, C5W, T4W e WY5W, ou seja, substitui as lâmpadas de sinalização tradicionais;

– Disponível para 12V e 24V;

– Homologado na ECE R87;

– Resolução Contran 227.

Resolução do CONTRAN

Outro ponto que devemos estar atento é relacionado a legalização. Desta forma o CONTRAN faz referencia dentro destes artigos, onde diz que você não deve fazer uma alteração sob o risco de ser multado, segundo o artigo 230, inciso XIII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que diz que alterar o sistema de iluminação configura infração grave.
o sistema de iluminação e sinalização dos veículos é regulamentado pela Resolução do CONTRAN nº 227/07. Configura esta infração, por exemplo, a alteração das cores fixadas para cada um dos componentes deste sistema, como a instalação de farol que não seja branco ou luz de freio que não seja vermelha; outro exemplo é a incorporação de luzes não previstas na regulamentação, como luzes de neon por baixo do veículo;

INSTITUTO NACIONAL DE METROLOGIA, NORMALIZAÇÃO E QUALIDADE INDUSTRIAL- INMETRO

O grande potencial de risco de acidentes, por conta de não atendimento aos requisitos mínimos de segurança, foi o principal motivo para que o Inmetro decidisse por iniciar um programa para avaliar a qualidade das autopeças.

“O objetivo é tornar obrigatório o atendimento a requisitos mínimos de segurança para as autopeças usadas no mercado de reposição, já que as utilizadas nos veículos novos são submetidas a um processo de qualificação dos fornecedores, feito pelas montadoras”, diz Alfredo Lobo, diretor da Qualidade do Inmetro.

Verdade ou Mito

Criação e arte: Regis Deiques
Criação e arte: Regis Deiques

Pegar com os dedos em uma lâmpada de farol pode danificá-la?

R: Mito. Na verdade as fábricas colocam um aviso para não pegar no vidro simplesmente porque pode causar queimaduras de segundo grau

Lâmpadas automotivas azuis, as chamadas brancas, iluminam mais do que as comuns?

R: Mito. As lâmpadas comuns são originais de fábrica, testadas e aprovadas por equipes de engenheiros.

Por que as lâmpadas do freio estão sempre queimando mais depressa do que as outras?

R: Pelo uso constante.

Lâmpadas nacionais são melhores do que as importadas?

R: Hoje em dia todas são aprovadas pelo INMETRO.

Quando posso instalar legalmente uma lâmpada tipo Xênon?

R: Não é permitida sua instalação em veículos com lâmpadas comuns de fábrica, conforme são instaladas comumente em lojas de acessórios.

Posso instalar o xênon pelo menos no farol de milha?

R Não, não pode. A regra é para todo sistema ótico do veículo.

A OSRAM é uma parceira da injepeças e seus produtos traduzem a qualidade que a injepeças leva para todos os nossos clientes. Nossa recomendação é sempre que você se atenha ao equipamento original do veículo, salvo raros casos. Por exemplo, se você tem um veículo que vai muito para lugares isolados e a lâmpada original não ilumina o suficiente, a troca pode ser apropriada, mas é ainda melhor instalar faróis de milha para estas opções.

A Injepeças busca sempre pela qualidade e é assim ao longo de todos estes anos. Pois é desta forma que se pode realmente entregar produtos de excelência para os nossos clientes e principalmente para a sociedade.

Fonte:

http://www.osram.com.br/osram_br/aplicacoes/automovel/iluminaco-para-veiculos-de-passageiros/index.jsp

http://www.osram.com.br/osram_br/imprensa/comunicados-de-imprensa/_general_interest_press/2014/osram-amplia-portfolio-de-lampadas-e-farois-de-led-para-automoveis/index.jsp

http://www.inmetro.gov.br/imprensa/releases/autopecas-cert-obrigatoria.pdf

http://www.carrodegaragem.com/farol-led-como-colocar-seu-carro/

Informações, dicas de matérias ou outros, mande seu e-mail para: marketing@injepecas.com.br.

Se gostou, compartilhe.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s