Pivôs e Terminais de Direção

Pivôs e Terminais de Direção – Linha Undercar

A Injepeças tem uma preocupação com a dirigibilidade de todos. O estado precário de nossas estradas é o vilão do desgaste prematuro dos componentes da suspensão.

Pois é ela que absorve as tensões, forças e impactos gerados por buracos e demais imperfeições e avarias das estradas, minimizando a transmissão dos efeitos da irregularidade da pista de rodagem para os passageiros do carro.

Devido as mas condições de nossas estradas, agravadas pelas características esportivas de condução dos veículos, o período de substituição dos componentes fica indeterminado.

Desta forma obriga os condutores a revisões periódicas para verificação da necessidade de substituição dos componentes. É quando estes componentes começam a dar sinais de quebra, significam que já está no fim de sua vida útil, o que pode colocar em risco a segurança do veículo.

A Injepeças trabalha com as melhores empresas do segmento automotivo e um parceiro nosso é a Perfect Peças Automotivas. A Perfect atua no mercado há mais de 20 anos e é uma das melhores e mais tradicionais empresas de reposição automotiva. Seus produtos possuem qualidade comprovada e tecnologia superior de fabricação. A Perfect fornece a Injepeças pivôs e terminais de direção

A Injepeças trabalha com a linha “undercar, a parte baixa do carro. Temos em nossos estoques aproximadamente 35 mil itens, dentre os quais traremos dicas de dois destes componentes para auxilia-lo no seu conhecimento.

Pivô de Direção

O pivô é o elo entre o chassi e o conjunto de suspensão, possibilitando movimento em todos os sentidos, além de suportar o impacto transmitido pela roda.

Pivô do Renault- Logan- Sandero 07>LD/LE inferior
Pivô do Renault- Logan- Sandero 07>LD/LE inferior-foto:injepecas

Pivôs de suspensão não somente fazem a ligação entre as partes fixas (chassi e carroceria), de como também com as partes móveis (telescópico, manga de eixo e cubo de roda) da suspensão do veículo. Eles recebem grandes cargas e esforços durante a aceleração, frenagem e curvas, e, em alguns casos, também suportam o peso do veículo.

Na maioria dos veículos, o pivô pode ser substituído sem a troca das bandejas ou braços de suspensão, sendo que para uma boa manutenção da geometria do veiculo o componente deve ser trocado em conjunto (par).

Sempre que a coifa de proteção estiver rasgada, o pivô deve ser substituído pela falta de lubrificação e contaminação de agentes externos. Uma simples folga no pivô compromete a dirigibilidade e estabilidade do veículo. Também provoca ruído na passagem em pequenas ondulações na pista ou na frenagem e principalmente provoca um desgaste irregular dos pneus.

O pivô é uma das peças mais importantes para a segurança do veículo, pois influi diretamente no seu comportamento. Existem vários modelos de pivôs de direção, somente o mecânico é que saberá qual o modelo certo para o seu carro.

E não esqueça, sempre que é feita a substituição dos pivôs é necessário fazer o alinhamento da geometria da direção.

Terminal de Direção

Os terminais de direção fazem parte do sistema de direção que é composto também pelo volante, coluna, caixa e mecanismo de direção e a própria suspensão. Quando estão gastos, ficam com folga e provocam a trepidação da direção. Caso o carro apresente um treme-treme, não confunda com balanceamento das rodas, uma vez que a sensação para quem dirige é muito parecida.

Terminal de direção- Honda Civic 01>05 LD/LE inferior- foto:injepecas
Terminal de direção- Honda Civic 01>05 LD/LE inferior- foto:injepecas

Por isso, se o seu cliente relatar uma trepidação no volante com o carro principalmente quando acelerado, o melhor a fazer é uma revisão completa na suspensão antes de fazer o balanceamento nas rodas. Outro fator é a folga nos terminais, se durante a checagem apontar uma folga, neste caso, estas peças precisam ser trocadas imediatamente. Além do incômodo para quem dirige, folgas nos terminais de direção trazem grande risco ao motorista e principalmente danos ao carro.

Outras peças da suspensão podem ser danificadas, como as buchas de balança e coxins. O maior perigo quando esta dirigindo é o rompimento do pino mestre do terminal (em casos graves de folga), caso isso ocorra, com certeza o motorista perderá o controle da direção. É muita irresponsabilidade dirigir nestas condições.

Os terminais de direção são testados para garantir sua durabilidade e pleno funcionamento. É importante ressaltar que todo sistema de direção, assim como o sistema de suspensão, precisa estar alinhado para que o desempenho e dirigibilidade do veículo alcancem seu desempenho máximo.

Problemas que ocorrem com estes componentes

É de extrema importância fazer uma revisão preventiva nos componentes a cada 10.000 km. Em geral a suspensão tem em comuns alguns componentes como molas, amortecedores, bandejas, buchas, braços, pivôs, terminais e batentes. Alguns componentes são prejudicados em sua vida útil devido à exposição a características muito mais severas que são encontradas em nossas vias de rodagem. Embora os projetos sejam padronizados para que sejam cada vez mais reais hoje em dia estes testes já são adaptados para as condições brasileiras. A Injepeças traz algumas dicas para você:
– É importante ressaltar que ao trocar molas e amortecedores, nunca trocar um componente isoladamente. Isto porque os componentes vão perdendo a ação com o tempo, a substituição de um só componente causa o desequilíbrio do veículo. Deve-se trocar sempre o par de componentes.

– Terminais de direção com folga causam desgaste irregular dos pneus, comportamento instável do veículo e folga na direção; além de não permitir o alinhamento.

-Pivôs danificados causam impossibilidade de alinhamento, roda bamba ou solta, ruído na suspensão e desgaste irregular do pneu.

– Buchas da suspensão causam impossibilidade de alinhamento, ruídos e comportamento instável do veículo. Somente uma inspeção criteriosa do mecânico determina o que está avariado no sistema de suspensão para substituição ou mesmo para reaperto. Depois de realizado a manutenção da avaria será a execução do serviço de alinhamento.

– Tão perigoso e arriscado quanto uma falta de freio pode ser um pivô da articulação da suspensão ou terminal de direção com folga. Caso ele se solte, provavelmente, você perderá o controle do carro. Inaceitável assumir um risco para dirigir nesta condição.

– Folgas das buchas de balanças e braços de articulação devem ser verificadas constantemente, pois desalinham a geometria das rodas, causando desgaste excessivo dos pneus, perdendo a estabilidade.

– Folgas nas buchas internas da caixa de direção produzem ruídos e baques semelhantes às folgas na suspensão e tão logo sejam notadas, devem ser corrigidas.

– Vibrações e direção “puxando” indicam a necessidade de alinhamento e/ou balanceamento das rodas.

– Observe o desgaste dos pneus, se irregular mande efetuar uma checagem no sistema de suspensão.

– Quando qualquer serviço de suspensão é feito em seu veiculo torna-se obrigatório o alinhamento do veiculo.

INMETRO

Considerando a importância dos terminais de direção, barras de direção, barras de ligação e terminais axiais, comercializados no país, apresentarem requisitos mínimos de segurança, o INMETRO resolveu baixar as seguintes disposições:

Art. 1º Aprovar o Regulamento Técnico da Qualidade para Terminais de Direção, Barras de Direção, Barras de Ligação e Terminais Axiais. Você pode consulta-lo na integra no link do INMETRO logo abaixo, no final da matéria.

Ciente disto, a Injepeças fornece para o mercado produtos com a mais alta qualidade e principalmente dentro das normas de certificação.

Um dos valores da Perfect Peças Automotivas é “responsabilidade social e a humildade em aprender para oferecer o melhor…”, tanto a Perfect quanto a  Injepeças não abrem mão de entregar peças de qualidade.

A Injepeças trás dicas importantes que traduzem a preocupação com o condutor e com quem esta sob sua responsabilidade.

Informações, dicas de matérias ou outros, mande seu e-mail para: marketing@injepecas.com.br.

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Fonte:

http://www.perfectbrasil.com.br/empresa

Regulamento Técnico da Qualidade do INMETRO:

http://www.inmetro.gov.br/legislacao/rtac/pdf/RTAC001975.pdf

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