A INJEPEÇAS TRAZ DICAS DE MECÂNICA PARA MULHERES

MECÂNICA PARA MULHERES

Alguns cuidados básicos são necessários para garantir o melhor desempenho de seu carro caso seu veículo apresente algum problema.

A Injepeças quer tratar neste post de questões ligadas ao dia-a-dia do funcionamento do seu veículo e dá dicas de como usar e cuidar corretamente do seu carro.

Pra começar saiba que o carro dá sinais quando alguma coisa está errada. Por isso, é importante que a motorista esteja atenta e saiba entender esses sinais. A primeira dica é fundamental: leia o manual do seu carro. Todas as informações básicas constam neste manual, como exemplo os prazos de troca dos filtros de ar, óleo e combustível e a calibragem que você deve usar nos pneus.

Mas o objetivo da Injepeças é trazer dicas essenciais a você mulher motorista:

Nível do óleo – Quem nunca parou o carro no posto e recebeu do frentista a famosa informação de que o nível do óleo está baixo? Pois então: saiba que não se pode medir o nível do óleo com o motor quente. O ideal é que seja medido com o motor frio e com o carro parado e em local plano na primeira hora da manha se possível. E como deve ser feito: retire a vareta de inspeção, limpe-a com um pano e a recoloque. Em seguida, retire-a e confira o nível – ele deve estar entre as marcar de mínimo e máximo. Caso esteja baixo, complete com óleo da mesma marca e especificação;

saiba que não se pode medir o nível do óleo com o motor quente.
saiba que não se pode medir o nível do óleo com o motor quente.

Calibragem dos pneus – Verifique a calibragem semanalmente, antes de iniciar viagens e ao utilizar o carro com muito peso. A pressão adequada esta escrita no manual do proprietário. Veja também o sulco do pneu, quanto menos profundidade, maior o desgaste, procure uma empresa que faz manutenção de pneus e peça para observar o alinhamento.

Veja também o sulco do pneu, quanto menos profundidade, maior o desgaste.
Veja também o sulco do pneu, quanto menos profundidade, maior o desgaste.

Sistema de freios – Os sistemas são projetados para frear o veículo com segurança e ajudar a diminuir a distância de frenagem em situações de frenagem de emergência. Para conseguir isso, todos os componentes devem estar alinhados entre si e o veículo. Ao descer uma ladeira, use a mesma marcha que colocaria se estivesse em uma subida – jamais coloque em ponto morto. Ao se aproximar de um semáforo, tire o pé do acelerador e mantenha a marcha engatada para que o motor diminua a velocidade do carro. Essa atitude preserva os discos e as pastilhas. Fique atento ao nível do fluído do freio;

Alinhamento de rodas – Quando o carro esta desalinhado ocorre um desgaste prematuro dos pneus e principalmente o conjunto de suspensão.  Se você escutar seu carro cantar pneus em velocidade baixa e perceber certa imprecisão no volante, cuidado seu carro pode estar desalinhado.

Recarga da bateria – Compre cabos adequados e mantenha-os no carro, se você não precisar, poderá algum dia ajudar alguém que precisa. Coloque o fio vermelho no polo positivo da bateria no carro que está sem carga e, depois, o outro lado no carro que está ligado. Faça a mesma operação com o cabo preto, colocando-o no polo negativo. Aguarde e dê a partida. Se o veículo não funcionar, não o faça “pegar no tranco”, pois isso é prejudicial ao carro.

Compre cabos adequados e mantenha-os no carro, se você não precisar, poderá algum dia ajudar alguém que precisa.
Compre cabos adequados e mantenha-os no carro, se você não precisar, poderá algum dia ajudar alguém que precisa.

Água do para-brisa – Outro cuidado é com o reservatório de agua do para-brisa. Dependendo da onde você mora o seu para-brisa pode prejudicar a sua visão com sujeiras. E quando for completar o reservatório de água do para-brisa, não se esqueça de colocar um aditivo de limpeza para aumentar o tempo de vida útil das palhetas;

Sistema de arrefecimento – corresponde ao conjunto radiador/bomba de água/reservatório de água. Semanalmente você deve observar o nível de água do reservatório e complete até onde esta a demarcação. Não cometa o erro de abrir a tampa com o motor quente, você corre serio risco de sofrer queimaduras. Feche bem para que a água não evapore. Se uma luz no painel indicar o aumento da temperatura, pare o carro imediatamente, espere até que a temperatura baixe e complete o nível com o carro ligado;

Filtro do ar condicionado – a função principal é filtrar o ar que entra no veículo, eliminando parte dos elementos nocivos ao ambiente como fumaça e pólen. Recomenda-se a troca anual do filtro ou a cada 15 mil quilômetros rodados. Algumas coisas podem ocorrer se não houver uma manutenção adequada como, por exemplo: Odor desagradável e continuo, aspiração de vapores inoportunos e de difícil eliminação, redução da entrada de ar para a cabine, uma sensação de ambiente carregado e principalmente a eficiência do ar condicionado;

Motores limpos – Com o passar do tempo é natural o acumulo de sujeiras no motor. A gasolina aditivada deveria ajudar neste processo de limpeza do motor, mas não faz o trabalho do aditivo. Aditivos para motores têm ação detergente, o que inibe a formação de sujeiras na parede do motor, mantendo-o sempre limpa. Deve-se utilizar um frasco a cada quatro enchimentos completos do tanque de combustível.

A Injepeças não tem a mínima intenção de que você faça um curso sobre mecânica para mulheres. Nossas dicas são sobre técnicas de manutenção preventiva, além de informações sobre o funcionamento do seu veículo. Este post é para auxiliar vocês mulheres sobre o funcionamento do carro em que dirigem. Afinal de contas vocês são consumidoras e já há bastante tempo que decidem em muito sobre carros.

Informações, dicas de matérias ou outros, mande seu e-mail para:

marketing@injepecas.com.br.

Gostou, então compartilhe.

Fonte: http://www.vw.com.br/pt/servicos/servicos_e_manutencao0/mim1.html

 

 

 

 

 

 

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