Você Dirige na defensiva ou é um motorista consciente?

Direção defensiva é nada mais do que uma forma de guiar que permite ao motorista antecipar as situações de risco ou evitá-las.
Direção defensiva é nada mais do que uma forma de guiar que permite ao motorista antecipar as situações de risco ou evitá-las.

 Direção Defensiva é dirigir de modo a evitar acidentes.

Motorista consciente é que possui a noção ou o conhecimento sobre uma coisa, ou estar consciente de suas responsabilidades.

Um trânsito agradável e seguro se fazem de pessoas conscientes.

Segundo o site do DETRAN-PR, “Para que um condutor possa praticar a Direção Defensiva, ele precisa ter consciência em dirigir de modo a evitar acidentes. E certos elementos e conhecimentos, não só de legislação de trânsito, mas também de ‘comportamentos’ que devem ser praticados no dia-a-dia, no uso do veículo”. Vejam quais são estes elementos:

Conhecimento: O Código de Trânsito Brasileiro é o seu maior aliado na busca desse conhecimento. Ele fornece muitas informações que devemos conhecer.

– Atenção: O veículo motorizado que circula em vias terrestres é o que mais exige a atenção do condutor. Mantenha sua atenção no trânsito e não se distraia com conversas, com som alto ou no uso de rádio ou aparelho celular.

Falta de atenção é a maior causa de acidentes no trânsito, diz estudo
Falta de atenção é a maior causa de acidentes no trânsito, diz estudo

– Previsão: O perigo está em todo o lugar. Essas previsões podem ser desenvolvidas e treinadas e são exercidas numa ação próxima (imediata) ou distante (mediata), dependendo sempre do seu bom senso e conhecimento.

– Decisão: Sempre que nos deparamos em uma situação de perigo temos que tomar uma decisão. Esta decisão depende do grau de conhecimento das alternativas que irão se apresentar e principalmente do conhecimento do que o seu carro é capaz de responder a sua decisão.

– Habilidade: Esse requisito diz respeito à habilidade do manuseio dos controles do veículo. Sendo executadas com bastante perícia e sucesso, de qualquer uma das manobras básicas de trânsito, tais como fazer curvas, ultrapassagens, mudanças de velocidade e estacionamento.

habilidades e inteligência são utilizados nos processos de habilitação para conduzir veículos.
habilidades e inteligência são utilizados nos processos de habilitação para conduzir veículos.

O site transitoconsciente, descreve algumas características e habilidades de um motorista consciente.

– Paciência: Diz o dicionário Michaelis- Virtude de quem suporta males e incômodos sem queixumes nem revolta. A paciência é o pilar da paz, seja no trânsito ou em qualquer espaço de convivência. Então, a consequência mais natural para obter um trânsito tranquilo é que nos equipemos com essa preciosa virtude.

– Segurança: Carros, motos, caminhões… são meros instrumentos que nos permitem ir de um lado a outro com agilidade ou por necessidade. Ou seja, nosso compromisso é garantir a nossa segurança e a de todos os outros ao nosso redor.

Uso de chinelos é infração de trânsito. Portanto, o recomendado nesses casos é conduzir com os pés descalços para ter mais segurança na hora de utilizar os pedais.
Uso de chinelos é infração de trânsito. Portanto, o recomendado nesses casos é conduzir com os pés descalços para ter mais segurança na hora de utilizar os pedais.

– Planejamento: O planejamento é uma visão mais ampla e experiente das possibilidades que os caminhos lhe oferecem. Planejar é nada menos que um hábito para o motorista consciente. Além disso, quem planeja gasta menos e pode se preocupar em gastar com sua família e amigos, do que no mecânico ou hospital.

– Cidadania: Nós não vivemos sozinhos, e muito menos dirigimos sozinhos. Uma vez que alcançarmos novos degraus das habilidades acima, poderemos sentir uma forte necessidade de passar adiante as nossas experiências.

Compreender que qualquer ação educativa de trânsito deve ter como caminho obrigatório a construção da cidadania.
Compreender que qualquer ação educativa de trânsito deve ter como caminho obrigatório a construção da cidadania.

De todos os itens acima ainda falta um citado pelo site transitoconsciente. “Ele diz que todos estes itens levam, conduzem magistralmente o motorista a um estado de aprendizado e ainda faz com que nos voltamos para o nosso interior. Porém tem um que nos move, nos impulsiona a se manifestar e se relacionar”.

– GENTILEZA: Ser gentil, educado, amável. Há vários outros sinônimos para gentileza. Então, “para alcançar bons relacionamentos, sugiro que a gentileza nos guie. Assim como as palavras refletem-se no intelecto, a gentileza reflete-se no coração”.

A Injepeças procura trazer informações sobre trânsito e principalmente sobre uma forma segura de você conduzir o seu veículo. As informações sobre dirigibilidade são para todos os motoristas. Conduzir um veículo é uma grande responsabilidade e precisamos absorver a informação e utiliza-la de uma forma consciente.

E você concorda?

Informações, dicas de matérias ou outros, mande seu e-mail para:

marketing@injepecas.com.br.

Gostou, então compartilhe.

Fonte:  http://transitoconsciente.com.br/torne-se-um-motorista-consciente/#more-43

http://www.detran.pr.gov.br/modules/catasg/servicos-detalhes.php?tema=motorista&id=352

fotos:    http://www.morguefile.com/

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s