Dicas Para você Combater o Câncer

Campanha de Combate ao Câncer
A Injepeças Participa da Campanha de Combate ao Câncer

Dia 4 de Julho é o dia da Campanha Educativa de Combate ao Câncer. E esta é uma doença que quanto mais conhecimento tivermos, maiores as possibilidades de tratamento e cura.

A Injepeças traz esta informação devido ao grande numero de mortes relacionadas ao câncer e maior parte se deve a falta de informação e hábitos nada saudáveis.

Câncer é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado (maligno) de células que invadem os tecidos e órgãos, podendo espalhar-se (metástase) para outras regiões do corpo.

Dividindo-se rapidamente, estas células tendem a ser muito agressivas e incontroláveis, determinando a formação de tumores (acúmulo de células cancerosas) ou neoplasias malignas.

Por outro lado, um tumor benigno significa simplesmente uma massa localizada de células que se multiplicam vagarosamente e se assemelham ao seu tecido original, raramente constituindo um risco de vida.

De todos os casos, 80% a 90% dos cânceres estão associados a fatores ambientais. Alguns deles são bem conhecidos: o cigarro pode causar câncer de pulmão, a exposição excessiva ao sol pode causar câncer de pele, e alguns vírus podem causar leucemia.

São raros os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários, familiares e étnicos, apesar de o fator genético exercer um importante papel na oncogênese.

Alguns tipos de câncer de mama, estômago e intestino parecem ter um forte componente familiar, embora não se possa afastar a hipótese de exposição dos membros da família a uma causa comum. Determinados grupos étnicos parecem estar protegidos de certos tipos de câncer: a leucemia linfocítica é rara em orientais, e o sarcoma de Ewing é muito raro em negros.

Segundo o Instituto Oncoguia, metade dos homens e um terço das mulheres irá desenvolver um câncer em algum momento da vida.

Câncer não é uma sentença de morte! Atualmente, muitos pacientes são tratados com sucesso, especialmente nos casos onde acontece o diagnóstico precoce, quando as chances de cura são de 90%!

Vinte e dois por cento dos casos de câncer em mulheres são de mama. Existem exames que conseguem detectar o câncer em estágios iniciais. A mamografia é o principal e deve ser feito a partir dos 40 anos. A frequência com que a mulher deve realizar estes exames também depende da sua história familiar (se existem casos de câncer na família ou não).

Como Se Prevenir do Câncer

Algumas pesquisas vêm comprovando que, aproximadamente, um terço das mortes por câncer está relacionado a hábitos de vida não saudáveis, como:

– Diga Não ao Cigarro – Mais de 80% dos casos de câncer de pulmão tem direta relação com o consumo de cigarro.

– Beba com Moderação – Uma taça de vinho pode fazer bem ao coração, mas a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas prejudica a memória, enfraquece o sistema imunológico e aumenta a incidência de doenças hepáticas. Para as mulheres, o álcool está ligado a um risco maior de câncer de mama.

– Alimentação Saudável – devemos comer menos gordura, principalmente a animal. O ideal é diminuir, aos poucos, o açúcar e também o sal. Lembre-se: Nada em excesso faz bem.

– Exercite-se Regularmente- A inserção do exercício na sua vida diária é fundamental. A atividade física além de contribuir com a redução do estresse, ajuda no controle e/ou manutenção do seu peso, reduzindo o risco de desenvolver câncer e outras doenças crônicas, como a pressão alta. O exercício físico ajuda a melhorar a autoestima e combate o envelhecimento precoce. Para iniciar, basta 30 minutos por dia, 3 vezes por semana.

– Durma Bem – O Sono é Fundamental, boas noites de sono são fundamentais para a manutenção do sistema imunológico e para ajudar a mente e o corpo se recuperarem do estresse do dia-a-dia.

– Proteja a sua pele – Use filtro solar todos os dias, no mínimo fator de proteção número 15.

– Pratique sexo seguro – O câncer de útero está relacionado ao HPV (o HPV é um vírus sexualmente transmissível). Atualmente, é crescente o número de mulheres contaminadas com o HPV (a porcentagem é de 3 em cada 4 mulheres). As mulheres infectadas com o vírus possuem um risco aumentado de desenvolver o câncer de útero.

– Controle o seu estresse – Aqui vale fazer de tudo para melhorar o seu humor.

– Faça Exames e Controles Regularmente – Atualmente, existem muitos exames que detectam o câncer precocemente, isto é, muito importante, afinal, só assim podemos falar em cura do câncer.

– Cuide dos seus Sentimentos – Como você tem se sentido ultimamente? Você já se perguntou se esta feliz? Ou será que esta infeliz? Você tem se sentida deprimida ou deprimido? Se sim, você pode procurar a ajuda de um psicólogo. Cuidar dos seus sentimentos é muito importante. Não os deixe de lado!

– Mantenha uma Alimentação Saudável – É muito importante que você consiga adotar hábitos alimentares saudáveis no seu dia-a-dia.

– Atividade Física – Inúmeros estudos já comprovaram a eficácia da atividade física como um dos itens que ajudam na prevenção do câncer.

– A Importância do Sono – Uma boa noite de sono é mais importante do que imaginamos. Quando dormimos bem, acordamos descansados e temos energia para lidar com as situações durante o dia. Dormir é muito significativo para a nossa qualidade de vida.

Fonte:

http://www1.inca.gov.br/conteudo_view.asp?id=322

http://www.oncoguia.org.br/conteudo/orientacoes-gerais-para-manter-a-saude-em-dia/3074/29/

Informações, dicas de matérias ou outros, mande seu e-mail para:

marketing@injepecas.com.br.

Gostou, então compartilhe.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s