Ufa! O Mercado de Reposição Ganha Um Folego

injepeças-ufa-ganhamos-folego-autopeçasUfa! Até que enfim uma boa noticia. Estou me referindo a nós, do mercado de reposição, ganhamos um folego.  A Injepeças traz para os senhores mais uma nova informação que mantém acesa a chama de bons negócios e parcerias.

Vamos avaliar de uma perspectiva diferente.

O jornal Novo Varejo divulgou que o volume total de financiamento é de 2.712.050 unidades, sendo 1.216.449 novas e 1.495.601 usadas, entre janeiro e junho deste ano, sendo que apenas o mês de junho, as vendas financiadas totalizaram 444.387 unidades.

E os dados divulgados no Relatório da Pesquisa Conjuntural, do Sindipeças, diz que os negócios com a reposição variaram positivamente 5,1%, também no acumulado de janeiro a junho deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior.

Veja bem, 5,1% de aumento positivo para o mercado de reposição em vendas e serviços é um fator considerável diante do atual cenário.

Isto porque muitas pessoas adiaram a troca do veiculo, significando que irão gastar mais. Com o que? Manutenção. Isso mesmo, manutenção. E quem ganha com isso?

O nosso mercado, o de reposição.

A Injepeças já tinha divulgado em matéria anterior sobre o aumento na procura por oficinas mecânicas, quer ver esta matéria, clique aqui: (https://injepecas.wordpress.com/2015/07/23/aumenta-a-procura-por-oficinas-mecanicas/).

Quem é mecânico ou dono de oficina já ouviu esta frase algumas vezes: “troca somente o que precisa”.  Esta frase geralmente ocorre quando alguém vai vender o carro. E sabemos que muitos donos de carros dificilmente falam os defeitos que o carro possui.

Não estou falando num sentido negativo e sim que isto é um fator positivo para você que é dono de oficina, afinal de contas à manutenção ou reposição é necessária e sempre vão existir.

Não tenho a mínima intenção de, como diz o ditado: “ensinar o padre a rezar a missa”, não claro que não, meu departamento é Marketing, e por isso um check-list é necessário para apresentar ao cliente, como exemplo:

  • Freios:

Mostre para o seu cliente que é importante para a segurança de sua família a necessidade de verificar a espessura de pastilhas, discos, lonas, cilindros de rodas traseiros e possíveis vazamentos de óleo de freio;

  • Motor:

Oriente que se o carro dele apresenta vazamentos o melhor é fazer este conserto para não dar problemas e um custo maior caso o carro pare do nada. E que a troca do óleo e filtro do motor, vazamentos de agua ou óleo, pode ser feito para uma melhor segurança. Verifique e substitua a correia dentada, o estado da correia poli V. Se elas estiverem muito ressecadas e quebradiças, é um sinal de falta de manutenção;

  • Pneus e Suspensão:

Estes itens são de extrema importância também. Examine detalhadamente cada um, quanto a bolhas, cortes ou desgastes excessivos. Verifique a ação dos amortecedores e possíveis vazamentos. Aproveite o carro no elevador e verifique se não há vazamentos na direção hidráulica e no câmbio. Se o veículo for automático, veja no manual o momento certo da troca do óleo hidráulico.

É o mínimo, e caso a lista seja grande, vale a pena sentar junto ao seu cliente e explicar para ele que pelo menos itens de segurança serão necessário para não aumentar os seus gastos futuros.

Agora é o momento certo para você ter uma direção certa, ou seja, aumentar as suas vendas e principalmente a sua lista de clientes.

Tenha um sistema de gestão para cadastrar seus clientes, assim você poderá manter um relacionamento próximo.

Cadastrar seus clientes é uma forma de fazer gestão dentro da oficina. Ter seus dados em mãos como:

  • Nome, fone, e-mail;
  • Carro, ano, marca e modelo;
  • Problemas que se apresentam agora ou futuramente é um histórico que ajuda;
  • Forma de pagamento, para facilitar o pagamento (para não aumentar a inadimplência);
  • Data de nascimento para lembrar data de aniversário, deixando ele mais confortável com a lembrança.

Você pode ter uma infinidade de meios de estar junto de seus clientes e o momento é agora.

E quando um cliente for procura-lo para que você faça uma manutenção simples pedindo para trocar somente o necessário, porque ele vai vender o carro e não precisa fazer muito. Cuidado!

Sinta-se responsável, coloque-se no lugar de quem vai comprar o carro, principalmente se você for fazer uma manutenção “meia boca”.

E se por acaso depois vir a acontecer um acidente. Não aceite este tipo de trabalho é o seu nome e o da sua oficina que está em jogo.

E por que não fazer uma venda transparente?

Esta na hora de mostrar que os profissionais de reposição, mecânicos e reparadores são conscientes e preocupados com as famílias e que uma manutenção preventiva é de fundamental importância.

A revisão periódica dos veículos, além de prevenir acidentes por falha mecânica, também evita gastos maiores com manutenção, a orientação é do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran), principalmente porque é um trabalho que traz mobilidade para as pessoas e é importante para a sociedade.

Aproveite que o setor de reposição ganhou um folego e crie oportunidades para o seu negócio.

Tem uma frase do autor de best-sellers, Dale Carnegie que diz o seguinte “Tente a sua sorte! A vida é feita de oportunidades. O homem que vai mais longe é quase sempre aquele que tem coragem de arriscar”.

Boa Sorte!

Fonte:

http://www.novovarejo.com.br/?p=7204

http://www.sindipecas.org.br/sindinews/Economia/RPCAGO2015.pdf

http://www.gazetadopovo.com.br/economia/autopecas-sao-as-maiores-vitimas-da-crise-na-industria-automotiva-87eh9144y4ms9hv84e7s8b6xg

http://g1.globo.com/carros/blog/oficina-do-g1/post/vender-carro-usado-com-problema-e-pratica-comum-veja-cuidados.html

http://www.detran.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=1655

 

Regis Deiques – Marketing Injepeças

Informações, dicas de matérias ou outros, mande seu e-mail para:

marketing@injepecas.com.br.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s