Dia do Médico Veterinário

injepecas_dia_do_medico_veterinario

Os médicos veterinários são profissionais da área da saúde responsáveis por cuidar dos animais, curando e prevenindo as suas doenças. Esta profissão é muito antiga, e existem registros de sua existência desde 4000 a.C..

O Dia do Médico Veterinário é comemorado em 9 de Setembro porque foi exatamente nessa data, em 1933, que o presidente do Brasil, Getúlio Vargas, assinava o Decreto Lei nº 23.133, que regulariza a profissão e o ensino da medicina veterinária no país. Mesmo sendo oficializado apenas em 1933, os cursos de formação em veterinária já existiam no Brasil desde 1910.

As novas exigências do mercado de trabalho abriram outros campos, como as indústrias de produção de alimentos, rações, vitaminas, vacinas e medicamentos e o melhoramento genético dos animais.

Ainda são atividades do médico veterinário o manejo e conservação de espécies, a reprodução e conservação de animais silvestres em cativeiro, para que possa implantar projetos em reservas naturais.

A formação do medico veterinário dura, em média, cinco anos, com os dois primeiros anos tratando das disciplinas básicas tais como anatomia, microbiologia, genética, matemática, estatística, além de nutrição e produção animal. Logo a seguir é a vez de estudar as doenças, as técnicas clínicas e cirúrgicas e então optar pela especialização.

Todos os dias, surgem novos caminhos para a atuação do médico veterinário, em especial na área da saúde humana, onde a parceria com os profissionais da saúde tem propiciado ótimos resultados.

É muito importante a comemoração desta data, pois o grande desafio do médico veterinário é buscar uma atualização constante e atuar de forma multidisciplinar, visando a saúde animal e humana. Praticamente, junto com o produtor, o médico veterinário se torna o guardião da capacidade produtiva e de exportação do Brasil no tocante as carnes bovinas, suínas e aves, por meio da defesa sanitária animal.

A Injepeças comemora esta data, e salientando a importância desta profissão colocamos a seguinte frase da poetisa Olympia Salete Rodrigues.

“A vida é valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo.”

Parabéns a todos os Médicos Veterinários. 

Regis Deiques

marketing@injepecas.com.br

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s