Dia do Vendedor | O Vendedor de Autopeças

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Foi-se o tempo em que se acreditava que um bom vendedor vendia qualquer coisa para qualquer um.

Coisas do tipo: “vender uma casa pegando fogo para a mãe”. Temas que foram distorcendo os valores daquilo que podemos chamar de “habilidade de vender”.

Uma das maiores dificuldades encontradas pelo fundador da Injepeças era exatamente a de vendedores que não conheciam o produto que ele estava precisando. Ele transformou esta necessidade em um produto diferenciado na Injepeças.

E peças automotivas não são mercadorias que se encontram em qualquer lugar, no supermercado ou em prateleiras de farmácia. Um vendedor precisa conhecer bem este tipo de produto.

Ou seja, nos dias atuais, um bom discurso e uma boa aparência já não são mais suficientes para convencer o comprador.

O profissional de vendas de autopeças precisa conhecer o produto, o serviço e as reais necessidades do cliente.

Um vendedor de autopeças é um vendedor diferenciado, pois precisa de um conhecimento, um domínio técnico com argumentação variada a cada situação e a cada peça.

Ele faz sempre as perguntas mais assertivas para compreender o que o cliente pretende comprar e depois, fazer a oferta do produto certo.

O vendedor de autopeças é capaz de atrair os mais diversos compradores, independentemente do cargo, porte, ramo ou poder aquisitivo.

Selecionamos umas dicas para que você tenha uma comunicação mais eficaz: 

1 – Seja organizado

É muito fácil se perder em meio a pedidos afinal é a rotina de um vendedor. Para evitar problemas ou deixar algum cliente na mão, é preciso se organizar.

Mantenha todos os seus contatos em um só lugar e, de preferência, em um sistema simples, que você possa acessar de onde você estiver.

Marque seus compromissos e tarefas importantes em uma agenda do que deve fazer ao longo do dia.

Organize seu tempo para que possa abrigar demandas urgentes.

2 – Bom senso é consenso

Esta dica é muito importante. Não abuse do relacionamento entre vendedor e cliente. Respeite o espaço do outro e priorize construir um relacionamento de longo prazo. Trate o cliente com respeito, diminua as gírias e não use palavrões. Esteja sempre vestido de forma apropriada.

3 – Follow up em tempo

Nunca deixe o seu cliente sem resposta. Se receber um e-mail, responda no mesmo dia. Se não conseguir atender uma ligação, retorne na primeira oportunidade. Se quiser ser ainda mais eficaz, separe uma hora do seu dia para retornar ligações e responder e-mails. Responda para ele o quanto antes.

4 – Atenda o seu cliente como o único cliente da sua vida

Afinal, ninguém gosta de sentir como se fosse um comprador qualquer. Não, claro que não! Trate seus clientes como se eles fossem únicos, seus preferidos. Fique atento às suas preferências, produtos que mais compram e interesses gerais. Como regra faça uma ficha e organize esses dados. Dados em conjunto são informações muito importantes. Por exemplo: É uma oficina elétrica, de suspensão, injeção eletrônica, enfim… Com estes dados iniciais você poderá traçar estratégias de vendas personalizadas.

Grave datas de aniversário, informações para contato e como o cliente prefere ser contatado, se por e-mail, Skype, whatsapp, etc…

Os vendedores de sucesso são aqueles que ganham o respeito e a simpatia dos seus clientes.

A compreensão do cliente torna-se o principal diferencial competitivo de empresas e de profissionais.

O bom vendedor deve, além de efetivar a venda, transformá-la numa conquista para o cliente, seja ela emocional, racional ou ambas.

A grande venda possui na sua consequência um processo mais consultivo do que um “empurrativo”.

O grande vendedor não se preocupa em contornar objeções, nem em desarmar o cliente, mas sim em torná-lo mais seguro da sua compra.

O vendedor fará o cliente sentir-se forte e confiante de estar fazendo um bom negócio, um negócio conosco, um negócio com a Injepeças.

Hoje é dia do Vendedor e homenageamos a todos os nossos vendedores, porque com vocês a Injepeças é um “timaço”.

Parabéns a todos os Vendedores.

Regis Deiques

marketing@injepecas.com.br

 

 

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