Válvula Termostática | A Ajuda Ideal

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A Injepeças traz informações técnicas sobre Válvula Termostática para que você conheça um pouco desta peça e o seu funcionamento.

O principal trabalho da válvula termostática é permitir que o motor atinja rapidamente à temperatura ideal e então mantê-la Constante.

A válvula termostática é um dos principais componentes do sistema de arrefecimento do motor, sua finalidade é impedir o superaquecimento do líquido de arrefecimento.

A válvula libera a passagem do liquido para o radiador, quando isto ocorre então, o líquido troca de calor com ar e retorna ao motor em uma temperatura mais baixa para novamente trocar de calor com o motor.

Isto é feito para manter o motor dentro da faixa de temperatura ideal de funcionamento.

A válvula termostática é uma peça importantíssima do sistema de arrefecimento dos carros.

Quando o motor está frio, ela fica fechada, fazendo com que o líquido de arrefecimento (água e aditivo) volte para o bloco do motor.

Uma vez que a temperatura do líquido atinja de 80° a 90° C, a válvula termostática começa a abrir, permitindo que o líquido seja enviado para o radiador.  Quando o líquido esta entre 93° a 103° C, a válvula está totalmente aberta.

Em temperaturas baixas, essa passagem é completamente bloqueada, forçando todo o líquido arrefecedor contido no motor a circular somente dentro dele, fazendo com que ele aqueça rapidamente.

Se você quiser, pode fazer uma experiência prática para ver uma válvula termostática em ação – até parece mágica. É só colocar uma válvula numa panela com água fervente. Quando a  temperatura da válvula chegar ao ponto certo ela vai se abrir uns 2 cm.

O segredo da válvula termostática está num pequeno cilindro localizado na parte da peça virada para o motor. O cilindro é preenchido com uma cera que começa a derreter em torno de 80º C (as válvulas podem se abrir a temperaturas diferentes, mas a de 80º C é a mais comum). Uma haste conectada à válvula pressiona a cera. Quando a cera derrete, ela se expande significativamente, empurrando a haste para fora do cilindro e abrindo a válvula. Porém, a cera se expande um pouco mais porque está mudando de estado sólido para líquido, além de se expandir por causa do calor. 

Detalhe importante:

Observação: A válvula termostática não mantém a temperatura constante no sistema, pois só pode controlar a temperatura mínima, não tendo influência nenhuma sobre o controle da máxima temperatura, sendo assim ela não tem função termostática, logo o correto é chama-la de termostato.

Funções importantes:

  • Bloquear a passagem do líquido de arrefecimento, do motor para o radiador, sempre que o motor estiver abaixo da temperatura de trabalho.
  • Mantém a temperatura do motor em condição ideal para o trabalho;
  • Ajuda na diminuição da emissão de poluentes, auxiliando no controle ambiental;
  • Faz com que o consumo de combustível fique em um nível adequado, não gastando muito;
  • Auxilia a aumentar a vida útil do motor, mantendo-o sempre em condições ideais de trabalho.

Tipos:

– De fole: Composta por uma cápsula cilíndrica sanfonada feita de uma chapa de metal muito delgada, e dentro dela há um fluído volátil.
Quando a válvula está fechada o fole fica comprimido, impedindo a passagem do líquido para o radiador. Ao chegar a uma determinada temperatura, o líquido quente faz o fole expandir-se, e então a passagem é a aberta.

Quando a válvula está fechada o fole fica comprimido, impedindo a passagem do líquido para o radiador.
Quando a válvula está fechada o fole fica comprimido, impedindo a passagem do líquido para o radiador.

– De cera: A cera fica dentro de uma cápsula cilíndrica em contato com o líquido de arrefecimento. Enquanto o motor está frio, a válvula permanece fechada com a cera no estado sólido, à medida que o líquido esquenta a cera começa a derreter, e então abre a válvula e a passagem do líquido de arrefecimento.

A cera fica dentro de uma cápsula cilíndrica em contato com o líquido de arrefecimento.
A cera fica dentro de uma cápsula cilíndrica em contato com o líquido de arrefecimento.

Manutenção da Válvula

Se o carro não tem a válvula, demoraria muito para esquentar principalmente em dias frios.

A manutenção preventiva é indiscutivelmente a mais importante.

A válvula pode apresentar problema, provocando assim um superaquecimento, podendo até fundir o motor do carro.

Os fabricantes recomendam que seja feita uma revisão no sistema de arrefecimento a cada 30 mil quilômetros.

Cuide do seu carro, faça uma manutenção preventiva.

Regis Deiques

marketing@injepecas.com.br

 

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