9 DICAS PARA CUIDAR DO SEU CARRO NESSE CALORÃO.

injepecas-cuidado-com-o-carro

Se dentro de um carro os efeitos do calorão já incomodam, imagine o impacto da exposição contínua ao sol forte do lado de fora.

O automóvel é um equipamento e exige certos tratamentos que são simples, mas essenciais. Nessa época do ano, o calor excessivo pode ser um grande vilão e preservar o veículo é uma saída para evitar surpresas indesejáveis.

E cuidar vai significar bem mais que apenas a estética. Os estragos no interior e exterior por conta da exposição ao sol podem representar uma depreciação grande no valor do veículo, de 15% a 25%. E a boa manutenção garante menos custos no bolso do proprietário em longo prazo.

O melhor negócio é precaver-se, então se atente para os cuidados básicos abaixo:

1 – Proteger o para-brisa

O tapa sol é uma das soluções mais baratas para evitar que o seu carro vire um forno. Feito com material que bloqueiam os raios solares (dupla face, uma de PET-Alumínio e a outra em polietileno com bolhas de ar), ele consegue reduzir até 40ºC a temperatura interna do carro.

2 – Proteger o carro

Nem sempre é possível parar o carro em uma sombra, e se não houver garagem coberta onde geralmente o carro passa boa parte do dia, a exposição é maior a sol e chuva. Neste caso, a capa protetora é necessária, tanto para evitar os raios U.V. como para garantir que riscos não sejam causados na lataria.

3 – Proteger os bancos

O estofamento sofre bastante com as altas temperaturas e os raios do sol. No caso de banco de couro, os danos chegam a ser maiores e há risco até de queimaduras dos passageiros.

4 – Troca do ar interno

Mesmo com capa protetora do carro ou tapa sol é indicado que logo ao abrir as portas do carro após a exposição solar, deixe o ar externo circular no interior e mantenha pelo menos uma porta aberta por 1 a 2 minutos. Depois disso entre no veículo.

5 – Atenção com o ar-condicionado

Procure não ligar imediatamente o equipamento, abra as janelas e permita a troca de ar com o carro em movimento ao menos por dois quarteirões. Se o interior estiver muito quente, ande com os vidros abertos e ligue o ar. Mantenha a manutenção desse item em dia.

6 – Cuidado ao lavar o carro

Em dia quente, ensolarado, não lave o carro sob o sol. Os raios causam desgaste na pintura e com o uso de produtos químicos esse processo se acelera e manchas podem surgir. Também espere que a carroceria e/ou motor estejam frios para jogar água.

7 – Olho na temperatura do motor

O indicador de temperatura do motor é fundamental para não ter problemas graves. Alguns carros têm apenas um sinal luminoso para informar se o motor está muito quente. No caso dessa luz acender ou o ponteiro chegar perto do ponto vermelho, é necessário parar o veículo e desligá-lo imediatamente para evitar danos no cabeçote ou juntas.

Caso o carro ferva, é preciso aguardar o motor resfriar, e em hipótese alguma tente abrir o reservatório de água, pois há risco grande de queimadura.

8 – Calibragem dos pneus

Em dias quentes, o atrito da borracha contra o solo é mais intenso. Assim, tenha atenção para manter os pneus sempre calibrados e verifique-os ao menos uma vez por semana.

9 – Evite rachaduras nas borrachas de vedação
O sol forte também pode ressecar as borrachas de  guarnição, ocasionando rachaduras que comprometem a estética do veículo e podem, inclusive, afetar o padrão de vedação dos vidros.

São informações básicas que vão auxilia-lo no dia-a-dia, evitando prejuízos maiores.

Regis Deiques

marketing@injepecas.com.br

Fonte:

http://www.carrosinfoco.com.br/carros/2014/03/8-cuidados-que-voce-deve-tomar-com-seu-carro-nesse-calor/

Anúncios