MULHERES EM ALTA NAS OFICINAS

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E embora exista uma batalha diária para que elas mostrem o seu potencial elas já estão dentro do mercado automobilístico á muito tempo. Desde o alto escalão planejando, passando pelos balcões de autopeças até as oficinas mecânicas.

As montadoras ao desenvolver um carro para o publico feminino que em tempos passados tinha uma única preocupação que era de ter um espelho no quebra sol do carona, hoje em dia a preocupação é outra, afinal de contas elas são formadoras de opinião.

As maiorias das campanhas publicitarias são dirigidas a este publico e com um forte apelo ao poder de decisão delas.

Elas não são somente administradoras do lar, também desempenham um papel importante para a decisão dos negócios e principalmente em relação às compras das necessidades da família.

MONTADORAS

As montadoras trabalham para uma melhoria nos veículos que vai desde o espelho para fazer ou retocar a maquiagem, passando por suportes para bolsas, maçanetas com arredondamento para não quebrar as unhas, acessórios para colocar alguns detalhes femininos. E vamos um pouco mais longe, como por exemplo, a direção hidráulica para fazer uma manobra. Vidros e travas elétricas ao toque de um botão simplesmente evitando a maçaneta, ar condicionado para não deixar o vidro aberto e correr riscos de assalto. E mais algumas opções para facilitar o conforto e principalmente manter a segurança.

OFICINAS

As oficinas devem estar atentas a este publico alvo. Há muitos anos atrás era difícil de ver uma mulher dentro de uma oficina mecânica. A única mulher que provavelmente veríamos era uma modelo em um pôster colado na parede para mostrar os meses do ano. Hoje em dia nem graxa mais algumas oficinas tem no chão.

A preocupação com este público alvo já é de longe avistado pelas oficinas que tem uma visão diferenciada.

As empresas têm funcionárias para atender principalmente estas clientes deixando-as mais confortável dentro deste ambiente. Aqui entra um nível de trabalho e preocupação em conquistar este público. Lembro-me de certa vez em que fui a uma oficina levar meu carro para fazer uma manutenção e junto levei minha esposa e meu filho. Enquanto conversava com o mecânico e passava as informações para ele, meu filho corria por toda a oficina, entrava em um carro, saia e entrava em outro. A minha esposa ficou muito chateada e queria ir embora, não suportava ficar mais ali naquele ambiente sujo e com nada a oferecer para ela, disse-me. O que fiz foi levar minha família para casa e retornar depois, e como tinha um bom relacionamento com o proprietário da oficina relatei o caso a ele e passei umas informações para melhorar o ambiente. O alertei sobre o crescimento deste publico no futuro, o que ele prontamente atendeu, e o que fez aumentou e muito o seu publico feminino.

DICAS

O atendimento é o principal atrativo para este publico alvo. Algumas observações são de grande importância, vejam quais são:

  1. Desconfiadas – quando for fazer o orçamento explique e mostre o que for fazer, o trabalho de troca de peças, mostre e diga o nome das peças para a familiarização, é de fundamental importância para não quebrar o vínculo;
  2. Salas de espera – que sejam agradáveis, com revisteiro, com chás de preferencia, ar condicionado e se possível uma musica ambiente, o banheiro tem que estar de fácil acesso, limpo e seguro;
  3. Atendimento – personalizado, a cada cliente encontre uma forma de comunicação observando o perfil da pessoa. Se for mais formal ou se for mais extrovertida, é cliente. Crie rapport. Mantenha os uniformes para identificação e principalmente as mãos limpas. Seja simpático e com um sorriso no rosto;
  4. Estereótipo – esqueça os modelos antigos e sujos de oficinas mecânicas. Piso e parede claros e limpos. Evite ferramentas jogadas, organize o ambiente de trabalho, oriente o mecânico, e se a sua oficina tem um estoque de peças a vista, mantenha organizada.
  5. Espaço infantil – destine um espaço com brinquedos ou uma sala de jogos para as crianças, elas tiram a atenção da mãe quando não estão dentro do seu raio de visão;
  6. Equipe – COMUNICAÇÃO é o fator mais importante. Comunique aos seus colaboradores que estas mudanças visam um atendimento ao publico feminino. A maximização da sua estratégia será efetivada se todos mantiverem a mesma visão. Compartilhe informações e oriente-os toda vez que necessário, assim terá uma coesão da sua equipe.
  7. Valorização – valorize este publico alvo. As mulheres gostam de serem valorizadas. Através de um cadastro lembre-se de sua data de aniversário. Lave o carro dela quando for entregar. Evite deixar bancos, direção descobertos para não ficar com graxa.
  8. Internet – libere Wi-Fi para que ela tenha acesso e publique sobre a sua oficina, é uma forma grátis de publicidade. Crie um canal de comunicação eficiente através da internet ou um grupo em redes sociais. Você pode enviar fotos do processo do trabalho que esta sendo feito para que ela acompanhe.

Sabemos que a presença masculina ainda é predominante em oficinas e centro automotivo. Estar preparado para atender qualquer cliente já é um desafio de muitos empresários, mas para não perder este publico é necessário que ele seja reconhecido e melhorado os processos. E quem não estiver pronto para atendê-las certamente as perderam. São dicas da Injepeças.

Regis Deiques

Marketing Injepeças

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