7 Dicas de Gestão Para a Sua Oficina Mecânica

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Empreender sempre foi um sonho de muitos brasileiros. A maioria das vezes o que queremos é simplesmente não dar satisfação para o chefe, ter o poder de controlar o seu próprio horário e ainda ter o prazer de trabalhar em um negócio seu gerando renda para si e para a sua família.

O empreendedorismo é uma oportunidade de mudar de vida. Mas com a atual crise econômica e o aumento nos níveis de desemprego em nosso país, está ficando difícil de manter o negócio.

Muitos clientes da Injepeças perguntam – o que fazer para manter a minha oficina mecânica?  Felizmente, para nossos clientes e amigos que nos acompanham, estamos trazendo umas sugestões para lhe ajudar.

Conheça agora as 7 dicas de gestão para melhorar a sua oficina!

1-Abrace a tecnologia

As ferramentas de gestão facilitam na identificação de problemas, reduzem custos, informatizam a sua oficina e ainda garantem mais rapidez e consequentemente a satisfação do cliente no momento do atendimento.

Escolha um sistema de gestão que possua uma interface clara, funcional e com outras atividades, como estas: cadastro de clientes, serviço executado, acompanhamento financeiro, estoque, dentre outros.

Entendo que são muitos dados, mas quando você aprende a usa-las, terá em suas mãos uma ferramenta como base para criar muitas estratégias.

2-Cadastre seus clientes

Mantenha os seus clientes cadastrados. É muito importante manter um cadastro atualizado de todos os seus clientes, assim saberá quem é o seu publico.

Você pode ligar para ele para auxilia-lo na lembrança de uma revisão ou troca de alguma peça que chegou.

Você chamando o cliente pelo nome, estará oferecendo um atendimento mais rápido e personalizado, entregando valores e a qualidade que ele espera. Ele se sentirá já em casa.

Um valor inestimável para ele.

3-Processos padronizados

Uma rotina de trabalho muitas vezes é uma coisa chata, porém, necessária. Muitas vezes auxiliam na busca de alguma situação negativa facilitando a busca pelos erros. Então, padronize os processos de trabalho e a execução dos serviços prestados.

Facilita para o fornecimento de orçamentos, por exemplo: se ao solicitar um orçamento o cliente acha que vai demorar, diga para ele que você fara um orçamento padronizado e que diminuirá o tempo dele de espera, muitas vezes é só burocracia.

Mudar um processo é uma forma de inovação, ainda mais se diminuir custos, despesas e o tempo de espera do cliente.

4-Segmentação é um NICHO

Segmentar dentro de sua área de atuação é uma grande oportunidade para que você se especialize mais e mais.  Nicho é uma parte especifica de um mercado. Como exemplo, oficinas que trabalham somente com injeção eletrônica. É uma maneira eficiente de se destacar no meio da multidão de negócios.

Melhora e muito a qualidade do serviço que estará oferecendo, vai reduzir uma grande quantidade de custos, evita despesas desnecessárias.

O nicho de mercado é um segmento de público com necessidades e hábitos específicos onde muitas vezes suas necessidades não são bem exploradas. O nicho torna-se uma poderosa ferramenta de gestão.

5-Escolha bons fornecedores

 Escolher fornecedores de boa qualidade é essencial não apenas para as vendas, mas também para a fidelização dos seus clientes.

 Consumidores insatisfeitos dificilmente repetem a experiência.  Além disso, um produto de qualidade duvidosa é extremamente prejudicial para a reputação da sua marca.

E se não entregar no prazo, isso poderá atrasar suas vendas, e você não vai querer ver o seu negócio cair em descrédito.

Trabalhe apenas com empresas cujos princípios estejam alinhados com os seus, de forma a enriquecer o seu negócio.

6-Organize a sua vida financeira

 Muitos donos de empresa estão sempre no meio de uma completa desorganização financeira. Isto não é nada bom para os negócios.

O primeiro passo é organizar seu fluxo de caixa. Controle principalmente os valores que entram e saem.

Dica única- separe as despesas pessoais das empresariais.

 Como já falei acima, alguns softwares de gestão auxiliam o controle financeiro, informando o que esta para pagar e o que deverá entrar no seu caixa.

Dessa forma você terá o total controle da situação financeira e poderá planejar o crescimento saudável do negócio.

7-Defina o valor do seu serviço

De nada adianta você ter investido em tudo o que foi dito acima se não sabe precificar o seu trabalho.  Definir a margem de lucro é importante para você.

Você faz muitos trabalhos e quando olha no caixa, não tem dinheiro. Fazer cálculos equivocados faz você perder dinheiro.

Faça de uma forma consciente, existem técnicas de definição de margem de lucro e preço dos seus serviços. Caso você ainda não tenha experiência, é melhor rever e procurar uma consultoria.

Trabalhe com soluções criativas, elas serão decisivas para o seu negócio. Comunique para os seus clientes quem é a sua empresa, abuse das redes sociais, informe as promoções, os seus feitos.

Invista nessas dicas de gestão e conquiste o sucesso no mundo dos negócios.

Regis Deiques

Marketing- Injepeças

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